domingo, 1 de agosto de 2010

Projetos vivenciados no 1º semestre/2010

Foram vivenciados na escola dois projetos: um de leitura "GINCANA LITERÁRIA". e outro interdisciplinar "PROJETO COPA DO MUNDO 2010 ".

PS. Em breve postarei as fotos.

Gincana Literária
Escola: Antonio Cassimiro
Disciplina: Língua Portuguesa
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série e Ensino Médio.
Ano: 2010
Período de Execução: 25 de março a 16 de abril
Tema: A Leitura e a Escrita, enfocando a leitura de Obras Literárias.
Objetivos Gerais: - Desenvolver o gosto pela Leitura e Escrita dos alunos do Ensino fundamental de 5ª a 8ª série e Ensino Médio.
- Proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio a leitura de obras literárias, a fim de que os mesmos desenvolvam o gosto e o habito pela leitura, aplicando-a na escrita.
Justificativa: Observando o grau de dificuldades na leitura e na escrita dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como, a resistência dos mesmos à leitura de obras literárias, faz-se necessário a elaboração desse projeto que visa desenvolver neles o gosto e o hábito pelas mesmas.
Objetivos Específicos: - Desenvolver o gosto e o habito da leitura;
- Enriquecer o vocabulário;
- Conhecer obras literárias diversificadas;
- Analisar obras literárias e suas características;
- Aplicar os conhecimentos adquiridos na escrita.
Metodologia a ser utilizada:
- Leitura de obras literárias;
- Realização de um roteiro de leitura pré-estabelecido;
- Análise e avaliação do roteiro de leitura;
- Biblioteca Ambulante.
Recursos didáticos:
- Obras literárias diversificadas existentes na biblioteca;
- Obras literárias trazidas pelo próprio aluno;
- Ficha/roteiro de leitura.
Parceria/ Apoio Pedagógico:
- Direção da Escola;
- Serviço Pedagógico;
- Professores;
- Biblioteca.
Avaliação: Na avaliação serão observados os seguintes aspectos:
- Leitura do maior número de obras literárias;
- Apresentação do maior número de fichas/roteiros de leituras das obras literárias lidas;
- Valorização quantitativa do trabalho em 5,0 pontos;
- Premiação com um brinde e medalhas para os alunos que leram o maior número de obras literárias durante o período de realização do projeto, destacando o 1º, 2º e o 3º lugares.
Tereza de Jesus L. A. de Oliveira – Educadora de Apoio.

Ficha de Leitura
a) Titulo da Obra: ____________________________________________.
b) Autor da Obra:_____________________________________________.
c) Editora:___________________________________________________.
d) Gêneros Literários: ( ) Conto ( ) Romance ( ) Novela ( ) Outro Qual? _________________________________________________________.
e) Personagens principais: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .
f) Personagem que mais marcou: Por quê? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
g) Espaço(s) em que decorre(m) a ação: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
h) Resuma a ação: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
i) Valeu à pena ler esta obra? Faça sua crítica: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Um comentário: